domingo, 2 de fevereiro de 2014

Encontro da Família Tipo1 em Arapongas


Muito feliz, estou!

Desde sempre, senti a necessidade em procurar outras pessoas com crianças ou até mesmo adultos com dm1. Sabe, olhar para o outro e sentir que "você sabe o que estou passando", "acontece assim, com você também?", "não é só nós que sentimos isso", "mamãe, o amigo também mede a glicemia?", ouvir do outro a mesma ou a realidade mais próxima que temos em casa, falar sobre carboidratos, escola, família, outros da família, tratamento, médicos, escassez de informação, aprisionamento das mesmas. Enfim.. encontrar pessoas semelhantes a nossa realidade de hoje!


Algumas vezes estava pronta a ir a encontros na ADJ em São Paulo, no encontro da Família Tipo 1 em Curitiba, mas que foram abortados por outros fatores que não nos permitiu encontrar essas outras pessoas. Agora dia 04 (terça feira) haverá na ADJ uma palestra , criando um filho com diabetes (http://www.adj.org.br/site/noticias_read.asp?id=1629&tipo=4 , fica inviável para nós, infelizmente.


Aqui em Arapongas, conheço poucas pessoas, e essas poucas, as vezes também não estão diponíveis para falar, trocar, ou dar experiencia que tem em casa, muitas não estão prontas a vivenciar, como eu vivencio. 


Seguindo o exemplo da Ana Cláudia, que conheci pelo facebook, pedi ajuda para pautas e como conduzir os encontros, pois ela e sua família promovem mensalmente em Curitiba, o Família Tipo 1, que também é modelo para Família tipo 1 Brasília!!!!! (http://docesarinha.wordpress.com/)


Claro que entendo isso tudo, cada um leva sua disfunção de forma a conviver da melhor maneira, mas eu, eu quero mais, assim , resolvi encarar um projeto mensal onde as famílias que estiverem dispostas a conversar sobre dm1, falar sobre a convivência, as dificuldades, a pisicologia, a nutrição, terão um espaço para isso.




Uma parceira que topou na hora que foi exposta a idéia foi o Buffet Infantil Planeta Criança, que se sensibilizou com a causa, entendeu que seria necessário um espaço onde as crianças e adolescentes pudessem se entreter enquanto  os pais ou adultos possam conversar sem tantas interrupções. 


Foi bem gostoso, duas famílias se encontraram com a minha.  A Celimara mãe do Vandro (11a) e a Lanna e o Paulo pais do Mateus(6a), quando o Enzo viu o Mateus fazendo dextro, soltou.....  "mamãe o amigo faz glicemia igual eu"!!!! Ponto positivo!!!! Encontrou alguém que também só come depois de fazer a glicemia!!!


Cada um com seu tratamento, Vandro utiliza NPH e lispro, Mateus utiliza SICI ominipod, Enzo utilzia SICI Combo da Accucheck - Roche, cada um com uma bagagem, uma experiencia, médicos e nutricionistas diferentes. 

Foram duas horas ótimas e que gostaríamos de reviver em breve! Claro com mais famílias que queiram aderir também! 

Assim com mais dm1 juntos, será possível convidar profissionais para palestras e assim informar e educar mais em diabetes!!!

Agradeço a compreensão de vocês, a confiança em minha família, o deslocamento de cidade pois o Mateus veio de Londrina, para fazerem parte desse projeto!!!


Obrigada, espero em breve repassar a nova data!!!!

Segue as fotos do nosso primeiro encontro!!! teve vídeo game, xbox, e bastante conversa!



Vanessa do Planeta, ajudando a colocar a cadeira no Enzo

Mateus atirando para derrubar o Vandro e Enzo tentando escalar



Mateus chamou reforços!!!



Celimara, Vandro, Eu, Enzo, Bráulio, Lanna, Mateus, Paulo

Um comentário:

  1. Ola! Gostaria de participar. Tenho uma filha de 10 anos com diabetes e após 1 ano e meio de diagnóstico ainda fico perdida. Muito bacana ter tido acesso ao blog. Bjos

    ResponderExcluir