terça-feira, 12 de agosto de 2014

Nicole Lagonegro, ADJ , Expedição a Machu Pichu

Acreditem, conheci finalmente a Nicole Lagonegro (mamãe da Vivi e da Duda) e tem o blog Minha Filha Diabética, o primeiro blog a falar sobre diabetes, e assim auxilia muitas pessoas, como aconteceu conosco!!!!!


Tive uma crise emocional antes de ir a São Paulo, quando a inscrição foi realizada e sabia que iríamos, chorei muito, pois sabia que ia conhecê-la, e esse choro foi um choro de alívio, de me sentir no caminho certo. Ahhhh volto a ficar emotiva agora. Obrigada Nicole, obrigada! Você existe e eu agradeço por isso!



E por ela já saber que estávamos a caminho de São Paulo, nos sugeriu, dar uma chegada até a ADJ BRASIL (Associação Diabetes Brasil), para um evento Expedição Machu Picchu



Lá na ADJ, revimos o Dr Mauro Scharf que nos atendeu ha mais de um ano no Centro Diabetes Curitiba - CDC, pelo intermédio do Dr Edgard Niclewicz, também por um post num grupo de diabetes nos auxiliou até o Dr Mauro, e só assim pudemos realizar o test drive com a bomba de insulina e reavaliar o tratamento que até então o Enzo estava recebendo. E claro, foi a melhor mudança na vida dele e na nossa! Ele foi um dos médicos que acompanhou a expedição. Ele não tem diabetes, mas a vida profissional é voltada também  para esse diagnóstico. Obrigada Dr Mauro por todo seu empenho em relação aos portadores de diabetes.




Hoje, quem nos acompanha com a bomba é a Dra Tânia Longo Mazzuco, pois estamos mais próximos a Londrina do que a Curitiba, e a Dra Tania nos dá todo suporte, e por todas as vezes que foi necessária, a comunicação aconteceu por email e telefone com o CDC. Temos também o Dr Claudinei Costa, a nutricionista Adriane Tondinelli (educadora da Lilly), a nutricionista Silvia Sgobero ( educadora bomba), a pediatra em Arapongas Dra Elisangela Caminha e em Londrina o Dr Jose Carlos Schaffer. 

Faço questão de agradecer sempre, pois foram todos auxílios que recebemos. 

No diagnóstico, a escola nos sugeriu que retirássemos o Enzo e procurasse outro lugar. E assim aconteceu. Mas eu tive que ficar sem trabalho, então agradeço mesmo a todos que nos auxiliam até hoje. E quem quiser baixar um material ótimo  para conscientização do diabetes nas escolas brasileiras, cliquem no link e se cadastrem no Projeto Kids, adoraria ser capacitada para poder trabalhar nas escolas do Paraná :) , será que poderia acontecer???

Espero que essa história como a nossa seja cada vez menor, e com isso me motivou a estudar. Tenho por formação a medicina veterinária, mas hoje faço pós graduação em Educação em Diabetes, e estou cursando o segundo semestre de Nutrição. Tudo isso com ajuda de algumas pessoas 

Faço da nossa história, motivação e espero atuar sim em educação em diabetes onde for possível.

Na experiência repassada pelo Dr Mauro e o Alexei Angelo (dm1, professor de Aikido, triatleta, e outros adjetivos) que subiram os montes, passaram por alguns perrengues, nos motiva a sermos educados em diabetes, a monitorar, a vencer o diagnóstico. Ter coragem de enfrentar as dificuldades, pois é possível ter uma vida completa e "normal" com o diabetes tipo 1. Sempre com a equipe médica atuando junto.

Dr Mauro enfatizou o papel dos pais, onde acabam sobrecarregando as mães com os cuidados diários e ininterruptos com as crianças, o trabalho deve ser em equipe.

Alexei Angelo, uma pessoa inspiradora, e em conversa conosco, perguntou: qual a idade do Enzo? respondemos: quase 5.

Ele diz, deixem ele ter 5, 10, 15 e vocês pais, estejam monitorando, sem sobrecarregar a criança. Ensinando e cuidando. Ahhh e é isso que estamos tentando Alexei!!!!

Rapidamente disse um oi ao Ronaldo Wieselberg!!!

Após toda a história da expedição ser repassada, as crianças desenharam a história e estes estarão expostos na ADJ!



A Nicole nos apresentou o presidente atual da ADJ, e outras pessoas que nos receberam muito bem como a família que veio do Paraná,e ele disse algo importante: Aqui ninguém é melhor que ninguém, todos tivemos o diagnóstico em algum momento, estejam a vontade para fazer parte da ADJ!

Ah, e como temos vontade em estar mais aí. Pois aqui, tentamos realizar encontros, e quando conseguimos é sempre positivo, pois precisamos de outros como nós. O Enzo ao ver um homem com a bomba pendurada no bolso da calça, prontamente disse, papai o dele é igual ao meu.

Ver a Vivi Lagonegro fazendo a glicemia, ele achou o máximo, ter entendido que alí haviam PESSOAS DIABETES, mamãe!! É maravilhoso, então fica a minha dica, quem mora perto, aproveite o que a ADJ pode proporcionar.


Dr Mauro, familia e Alexei
Após o evento, ficamos na casa dos cunhados e passamos o dia dos pais reunidos!!!!

Espero em breve, vê-la novamente Nicole e conhecer as outras mães que também fazem parte da nossa história!