quinta-feira, 14 de abril de 2016

Notícia da Europa - Laura com LIBRE!!!!! Está chegando no Brasil

Bom dia!!!!! A Yara manda notícias da França!!!! A Laura está usando o Free Style Libre!!!!



Sim, esse mesmo que está chegando aqui para nós até julho, para compra!!!!! Faça o pré cadastro (clique aqui). E quem pode se beneficiar também, são os outros tipos de diabetes, que com melhor percepção da glicemia, tendem a manter mais controle sobre a glicada. Dm2 e gestacional, esse post serve para voces também!!!!!



Segue relato da Yara para nós!


O Free Style Libre (vou usar FSL no meu texto, pra facilitar), surgiu « do nada » aqui na Europa em outubro de 2014. Digo do nada porque foi um lançamento meio surpresa, descobrimos na imprensa leiga, até os médicos foram surpreendidos.

Parecia um sonho e virou mesmo um sonho porque rapidamente eles esgotaram os estoques com a enorme demanda. Bastava pagar e comprar. Não tive nem o tempo de pensar se comprava e ja nao tinha mais. O ano de 2015 foi quase todo em fila de espera.

Quando a Abbott percebeu o sucesso (interpretaçao minha), eles se organizaram e desde o começo de 2016 ja esta disponivel aqui sob encomenda.


Falemos primeiro de PRECO : 60 euro cada « elemento ». Sao 2 : o leitor, que escaneia a glicemia (e a gente compra sou ma vez – se a gente nao perder, porque ja vi casos de perda), e o sensor, que instalamos no braço, e dura 14 dias. Ou seja, 60 euro pra ter o leitor e 60 euros de sensor pra cada 14 dias.




Se entendi corretamente, ja esta chegando ai no Brasil (em maio ?).

Aqui ainda nao é reembolsado pelo governo. Espero que isso mude logo. Recentemente foi aprovado também para crianças, mas conheço muita gente que comprou pros filhos desde 2014. Eu preferi esperar a autorizaçao da médica da Laura (ainda que eu nao visse qual era a possibilidade de risco).

Parece que o custo vale à pena se compararmos ao preço das fitas de glicosimetro.

Primeiro : NAO FURA OS DEDOS !!! Todo mundo ja sabe, mas é maravilhoso isso !!! 

Maravilhoso, rapido, discreto. E melhor ainda: como a gente pode scanear quantas vezes quiser, a gente faz um monte! E o controle das glicemias fica mais fino porque a gente pode seguir a evoluçao das glicemias em varias situaçoes : quand come isso, quando come aquilo, quando a gente faz o bolus antes, quando a gente faz muito antes, quando a gente acorda sem querer durante a noite… é so passar o leitor e a gente conhece muito melhor o perfil das glicemias. O leitor da varias informaçoes, entao eu sei que nossa média de scans por dia é de 18 !!!!

CONFIAVEL ? é a grande questao, nao é, porque do que adianta se nao for confiavel ?
Pra discutir isso, lembremos que o sensor é um « fiozinho » (muito fininho) que fica no subcutâneo, e nao no sangue, que é aonde medimos a glicemia. Isso implica em uma diferença potencial. Nas primeiras horas de funcionamento do sensor, temos que considerar que ele precisa de um tempinho pra ficar bem impregnado do meio intersticial ; ou seja, demora um pouco (algumas horas) pra que o equilibrio reflita fielmente o que esta se passando no sangue.

Outra coisa obvia é que, nos extremos de glicemia (hiper e hipo), é provavel que a diferença seja maior, pelo tempo que precisa que essa modificaçao (aumento ou diminuiçao) se reflita no intersticio (no subcutaneo, aonde esta  o sensor). E é claro que quanto mais rapida a mudança, mais provavel de ter uma diferença entre a leitura do glicosimetro e a do FSL. MAS, pessoalmente nao vejo isso como um problema, porque quando é hipo é hipo, e quando é hiper, é hiper – isso ai nao tem duvida, ele nao se engana ! Ou seja, se for hipo, temos que tratar da mesma maneira, se for hiper, é melhor saber o valor exato pra fazermos a correçao mais precisa. Nesses casos poemos fazer entao uma glicemia capilar também, pra confirmar o valor exato. Mas a recomandaçao que tive aqui foi: FIM DE GLICEMIA CAPILAR! 

Minhas fitinhas estao durando meses e meses, faço muito pouco. Quando faço é mais por curiosidade mesmo. Ja achei algumas diferenças « importantes », mas nunca achei hipo nem hiper de mentira. Claro que muda se uma hipo é de 40 ou 66 ; uma hiper de 325 ou de 275. Mas o FSL nao vai mostrar uma hipo que nao existe (so se vc considerar hipo abaixo de 70, o FSL mostrar 72 e o glicosimetro mostrar 69… mas sem exagerar nao é !!?). Mas a grande maioria dos resultados é realmente muito proxima ou igual à do glicosimetro.

AS CRIANCAS AMAM ! Todas, sem exceçao ! O que é logico! Os adultos também ! Adultos pais ou adultos que têm diabetes !



NAO DOI quase nada e é FACIL de INSTALAR. O fio é bem fininho e o sistema de aplicaçao é EXTREMAMENTE simples ! Eles foram muito espertos porque essa simplicidade é realmente uma vantagem importante. E so colocar o sensor no aplicador e aplicar. Nenhuma manipulaçao. Qualquer pessoa pode fazer.

DESCOLA ? Com a gente nunca descolou. A Laura ja passou uma semana no Marrocos na piscina todo dia, sem problemas. Se vejo que ele ta ameaçando de descolar, coloco um adesivo por cima (tipo Hydroflm, Mepitel etc). 

Claro que temos que limpar e desengordurar bem a pele antes de aplicar.


O sensor é realmente PEQUENO E FINO. Como uma moeda de 1 real. Mais gordinho, sim. Mas ainda assim é bem discreto. O local indicado (e testado) de instalaçao é no braço. Ja ouvi falar que tem gente que instala na coxa, mas nao assino embaixo !  Ja ouvi também historias de alergia. Poucas vezes mas ouvi.
Como outros sensores, o leitor mostra uma seta que indica se a glicemia esta estavel, subindo rapido, menos rapido, ou descendo (rapidamente ou menos rapidamente).
Tem também varias funçoes : média das glicemias, curvas de tendência (por periodo do dia), graficos de tendencia das glicemias (nas metas ou nao), todas as glicemias medidas e média de quantas mediçoes fazemos por dia– e isso nos ultimos 7, 14, 30 e 90 dias.
Tem também a opçao de entrar dados como sensibilidade a insulina, etc, pra poder calcular doses, quando a pessoa nao usa bomba.

Importante : uma vez que instalamos o sensor, podemos fazer so 2 scans por dia, por exemplo, mas o sensor acumula as medidas e passa as informaçoes ao leitor quando o escaneamos, o que permite entao que ele faça os graficos e médias. Quero dizer que esses dados sao independentes do numero de scans que fazemos por dia.

Olha, nao tenho NENHUM interesse pessoal no sucesso do FSL mas sou fã incondicional. Além de poupar os dedinhos da minha Laurinha, a principal vanatagem que vejo é que a fiabilidade dos dados e facilidade de utilizaçao permetem um controle muito mais fino das glicemias, o que significa melhors resultados e mais saude pra nossos filhos!

Sem esquecer que podemos medir mesmo sobre as roupas – até com os casacoes de inverno aqui !
Uma coisa bacana também é que cada vez que temos um problema com o sensor, eles nos enviam rapidamente um outro pra repor, sem custos (exceto se for por mau uso, claro).

DESVANTAGENS ?
-          Preço… tem que poder pagar…
-          Por mais que seja discreto, pra Brasil aonde vocês usam roupas muito mais leves, fica a tal « moeda » aparente… mesmo sob as roupas, da pra ver a rodinha…
-          O leitor é pequeno, perde facilmente ! cuidado !!! J
-          Outra desvantagem ? nao consigo achar !


Pequena informaçao : de novo : nao tenho nenhum interesse no sucesso da Abbott com o FSL. O acesso pra compra é livre, é so se cadastrar. Aqui temos o direito de comprar acho que 4 ou 6 sensores por mês por conta, mas podemos criar quantas contas quisermos. Aconselho esperarem que chegue ao Brasil porque o envio a partir daqui é caro e longo (quanto mais barato escolhermos o modo de envio, mais risco de perda). Infelizmente nao posso me comprometer a enviar pra quem quiser, no Brasil. Fico muito feliz que ja esteja chegando por ai, para quem quiser (e puder !) aproveitar. Olhem no site da Abbott, tem um link dedicado ao Free Style Libre.

Por Yara