sábado, 25 de janeiro de 2014

Incêndio.....Você está preparado para agir?

Aconteceu essa semana conosco, um jantar para rever os amigos de infância do meu marido.

Seria servido petiscos e um risoto. As mulheres estavam cozinhando quando de repente, a mangueira do botijão de gás se desprendeu e começou o fogo. Foi feito uma "gambiarra" para ter mais uma boca de fogão funcionando.


Na ânsia de ajudar todos os homens foram para perto da cozinha, enquanto as mulheres ficaram perto do portão de saída da casa mas sem conseguir sair.


Ví quando explodiu a mangueira, juntei a bolsa do Enzo, o Bráulio nos viu e foi pra cima do fogo, e sem desgrudar do Enzo procurava por uma mangueira, encontrei um amigo levou-a até a edícula e abri a torneira, pois não sabíamos o que estava acontecendo.

Gente foram não mais que 3 minutos, meu marido tentou apagar colocando a boca da mangueira para o chão mas a pressão era muita do gás. Ele ligou para o bombeiro que instruiu para molhar um pano e colocar na chama. Assim o fez, queimou bem a mão e acabou apagando o fogo. Outro amigo foi no carro pegou o extintor de incêndio e também descarregou sobre a mangueira. Ele olhou para o fogão industrial onde havia duas panelas repletas de óleo e o gás ainda estava aberto e já fechou.



Poderia ter sido tudo muito mais drástico e dramático, a anfitriã grávida de 7 meses estava com a amiga cozinhando no momento da explosão. E com a Graça de Deus só perdemos o apetite.


Tudo isso para perguntar… você está preparado para agir?


Você sabe os telefones importantes? Bombeiro 193

O que fazer num momento desse com uma criança que necessita estar sempre amparada? Pensamos em várias coisas que sequer imaginamos, agora sempre estar grudado na bolsa do Enzo, saber onde ele está, sempre de olho, sempre.

Seja na hipoglicemia, seja num corte no pé, uma enchente, seja num incêndio, mas devemos nos preparar psicologicamente para as coisas que podem sim acontecer, e que nesse momento tenhamos a clareza para poder raciocinar ao invés de somente surtar.

Segue um vídeo de treinamento sobre o gás de cozinha que encontrei no youtube com o que aconteceu conosco.


Assim terminou o jantar.... pedimos cachorro quente!!


Os pequerruchos comendo chips e bolachas

A turma toda da infância