OUVIDORIA DA SAÚDE, que que é isso? #todospelasaude
"Cada vez mais a ampliação do diálogo com a sociedade se faz necessária. A Ouvidoria de Saúde
é uma ferramenta de gestão, que tem sua importância na medida em que estimula a participação
e avaliação dos cidadãos nos serviços de saúde. A implantação das Ouvidorias do SUS, estruturadas e com a participação do cidadão, contribui para a efetivação do exercício da cidadania."Michele Caputo Neto
Secretário de Estado da Saúde do Paraná
http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/manual_do_ouvidor.pdfTrocando em miúdos, elogios, críticas, soluções, problemas na retirada dos insumos, devemos repassar imediatamente para a ouvidoria da saúde, seja do município, do estado ou discando gratuito para 136.
link da Ouvidoria Geral do SUS: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/251-secretaria-se/ouvidoria-geral-do-sus/l1-se-ouvidoria-geral-do-sus/8686-conheca-a-ouvidoria-geral-do-sus
Não basta, somente reclamar ou sugestionar o atendente, caso ele mesmo não solucione, que os insumos não estão chegando, não estão nas quantidades corretas, devemos sim relatar esse problema ao Disque 136. Ainda nao aceita telefonema por celular. . . . (mas como ainda nao?)
Observe na próxima retirada de insumos se o estabelecimento possui indicação desse serviço, se não, peça informação, peça para que fique visível a todos os usuários. Só assim o SUS poderá saber melhor o que esta acontecendo pelas secretarias do país.
Sabemos que esses problemas não são de hoje, mas sabemos também que não podemos ficar sem os insumos, acaba-se negligenciando a sáude.
Sem medo de represálias, ou coisas desse tipo, só precisamos de coragem para assumir a nossa necessidade em buscar saúde.
Na minha Regional que é a 16 em Apucarana, dificilmente tenho problemas, e quando tive foi solucionado rapidamente.
Para que a ouvidoria funcione, ela precisa de você, da sua historia. Assim essa ferramenta vai funcionar melhor para todos que estão buscando saúde. Na Ouvidoria Geral do SUS o 136 terá noção dos problemas gerais enfrentados pelos usuários do SUS.
No Paraná:
O cidadão pode se manifestar pelo telefone 0800 644 4414 pela internet (www.saude.pr.gov.br – banner: Ouvidoria), segue o link http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2782
Não fique calado, quando sua solicitação não for cumprida, ligue, se manifeste, sem medo... assim voce estará protegendo a sua saúde e a de tantos outros brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário