sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Volta às Aulas!!!! Manuais para Escola e Cuidadores

E começa um novo ano letivo, com novos amigos, nova sala, nova professora, nova auxiliar e a mamãe fica preparada para passar segurança para todos os novos cuidadores.


O Enzo foi para escola com 1 ano e 11 meses, na mesma semana em que tivemos o diagnóstico, mas no retorno, a escola pequena e despreparada me sugeriu que procurasse outra escola, assim eu fiz.


Após conversar com o diretor e expor tudo o que estava acontecendo em nossas vidas, ele se dispôs a me deixar livre para falar com quem fosse para que ele ficasse o mais tranquilo e seguro possível na escola.


Desde então ele seguiu com uma mesma professora, que passou conosco durante todo o processo das canetas para a bomba. Sempre que necessário estive na escola.


Se disponibilize para estar junto aos cuidadores durante alguns dias para vivenciar a prática para eles.


Encontrei no blog da Jujuba http://jujubadiabetica.blogspot.com.br/search?q=manual+escola um  manual para os cuidadores com muita informação importante sobre a bomba de insulina, e resolvi montar um para o Enzo, tomei o da Carolina como exemplo, mas não consegui deixar tão didático como o dela !!!

Assim ficou o nosso Manual da Bomba de Insulina para a Escola


Pela pouca idade que tem, ainda devemos priorizar o comportamento dele como sinais de uma hipoglicemia, portanto nosso manual contém muitas característica que o Enzo apresenta, afinal, estamos falando dele! :)


Também montei um Guia Rápido:



Mas Fernanda, para que, tantos guias????????? Gente, não sei fazer resumo, então esse ano vou fazer assim. Outra coisa, minha mãe consegue fazer o básico para me ajudar com o Enzo, mais informação do que contém o Guia Diário, ela ainda não dá conta, pedi para que ela me ajudasse a colocar as informações básicas. rs!


Vou colocar também o primeiro manual que fiz e enviei para escola enquanto usávamos o esquema de basal e bolus com as canetas.


Segue um video  do blog http://minhafilhadiabetica.com/  Nicole, http://www.youtube.com/watch?v=CeIxtzHauls muito bom, voltado às escolas, gravei em DVD e levei para a professora e para a auxiliar.


Repito que esta recheado de detalhes pois o Enzo é muito pequeno!!!! Espero que possa servir como inspiração (assim como foi o da Carolina para mim) para esse novo ano que se inicia !!!!



Agradecimentos especiais ao grupo de Blogueiros do Diabetes que revisaram e sugeriram informações desses manuais, como montar um guia rápido!!! Faça o seu e me envie!!!! Vamos colocar aqui no blog!!!


***Após ter publicado esse post, encontrei no blog da Jujuba esse outro post, um manual feito pela Roche para os professores, ainda não tinha visto, então segue o link  http://jujubadiabetica.blogspot.com.br/2012/07/manual-de-diabetes-para-escola-roche.html

Fernanda Carrasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário