terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Revolução em 2 mm a menos na cânula - Aplicando a Insulina!

Olá, que bom escrever esse post! 

"A existência de tais orientações é de suma importância, uma vez que estima-se que até 50% dos pacientes já tenham aplicado insulina intramuscular inadvertidamente; 7% não sabem que tamanho de agulha utilizam; 21% admitem utilizar um mesmo sítio durante 1 dia inteiro ou mais e 35% dos usuário de NPH referem não homogeinizar a suspensão antes de usar. O emprego de técnica inapropriada pode ocasionar hipoglicemia, em caso de introdução intramuscular da agulha, ou lipodistrofia em pessoas que não fazem rodízio adequado do sítio de injeção."  *Recomendações da SBD para aplicação de Insulina.

Antes do tratamento com o SICI, utilizávamos a insulina basal duas vezes ao dia (local nos flancos e coxa) e a insulina Humalog Lispro no mínimo cinco vezes (local, abdômen, bracos). A agulha para caneta era do tamanho 04mm, e assim, por algumas vezes pegamos vasos, músculo, ficou bem arroxeado o local, até um nódulo pequeno aparecia.

Durante o teste drive, tivemos problemas com o tamanho da cânula, o menor tamanho que a Accu Chek apresentava era a de 08mm, problemas, pois perdemos a coxa e o braço para colocação da cânula (mais músculo do que tecido subcutâneo), assim ficamos com a barriguinha e com o flanco, após a colocação da no abdômen as glicemias permaneciam melhores mas somente até 48 horas após a colocação, depois apresentava a glicemia mais alta e quando removíamos ela estava com a ponta entortada, no flanco foi muito difícil conseguirmos boas glicemias, Enzo é magro, quase não tem "gordurinha" para aplicação e as glicemias aqui não ficavam satisfatórias. Mesmo assim, o tratamento com SICI mostrou melhores resultados comparados às canetas.


O que nos foi repassado durante o teste drive, é que estaria disponível em breve a cânula 06mm, já estava no Brasil mas ainda não estava disponível o comércio..

Portanto há 4 meses usamos a cânula de tamanho 08mm, agora estamos com a de tamanho 06mm, gente que diferença! Principalmente no flanco!

Usamos primeiro no abdômen, glicemias ótimas, aconteceram duas hipos (sempre perigo!!!), decidi então alterar a dose temporária da basal (uma das vantagens da terapia com SICI) de 100 para 90%, restante do dia ótimas glicemias, mas na madrugada, notei um aumento repentino. Para não alterar nada durante a madrugada, resolvi mexer somente pela manhã, voltando a dose da basal em 100%.

Assim somente a tarde as glicemias voltaram a estar perto da meta ou nela.

Dia de nova troca, pois após 48 horas houve aumento da glicemia, fomos para o "temido" flanco, que para minha alegria, vem funcionando super bem, não fosse uns pães de queijo que me fizeram errar a contagem com bolus estendido (por causa da gordura do queijo), as glicemias estão praticamente com resultados parecidos com o uso da cânula no abdômen! Até agora sem nenhuma ponta torta ao retirar a cânula.


Cânula de 06mm
Cânula de 06mm após uso no flanco


Cânula de 08mm após uso no flanco


Cânula de 08mm
E essa barriguinha ta ficando judiada... então agora... faremos o rodízio o mais o correto possível!!!!! Além do que, pela estrutura dele a cânula menor deve estar aproveitando melhor a insulina.

*Recomendações da SBD para aplicação de insulina de 2012, segue o texto nesse link (informações importantes para constar em processos judiciais para requerimento dos insumos correto para cada pessoa)


Segue o link com informações sobre o uso da insulina e os locais de aplicação:


Acredito que essa figura é a mais correta para visualizar os locais de aplicação da insulina





Segue o link orientando sobre falhas que podem estar dificultando o controle da glicemia:
http://portaldebemcomavida.com.br/consumidores/tratamento/uso-de-insulinas/estudo-sobre-aplica%C3%A7%C3%A3o-errada-de-insulina/


Um agradecimento especial a mamãe Gisele Belo que no grupo do face, me marcou sizedo que a cânula já estava disponível para o comércio! Obrigada!!!!

Fernanda Carrasco

2 comentários:

  1. Fernanda, liguei no 0800 da Roche na semana passada e me falaram q ainda não tem nenhuma informação sobre a cânula de 6mm. Vc sabe me falar se já está disponível para compra? Não consegui falar com a pessoa responsável na CBS. Hj realizamos a troca com 48h, pois as glicemias sobem após esse período (seja no bumbum ou na barriga). A diferença é q a ponta da canula sai normal, não entorta mais... tenho esperanças de realizar a troca a cada 3 dias com essa cânula de 6mm! Preciso urgentemente agilizar isso!!! Bjos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara, sim quando entrei em contato havia ja para a compra! Alias assim foi repassado para mim por outra mae que havia comprado. Quanto a troca aqui continua a cada 48horas. Liga na CBS mesmo para saber. De nada, sempre bom compartilhar informacoes! Beijos

      Excluir